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Conexões Políticas de Jim Jones e do Templo dos Povos

“Reverendo Jones sentado entre dois amigos: Moscone, prefeito de São Francisco e o vice governador Dymally”

George Moscone era um advogado e filiado ao partido democrata. Ele anunciou em dezembro de 1974 que rodaria em uma plataforma de poder de redistribuição mais justa entre os moradores da cidade, o que significava, em outras palavras, que estava decidido a concorrer a eleição para prefeito que iria acontecer em 1975.   Como o oponente de Moscone, o corretor de imóveis conservador John Barbagelata, tinha grande força nos setores ocidentais brancos populosos, cabia aos apoiadores de Moscone obter o voto em áreas tradicionalmente liberais, particularmente em áreas negras.  Durante a discussão, alguém sugeriu que se aliassem aos voluntários do Templo dos Povos.  

Em 13 de novembro, Jones e Moscone sentaram-se juntos na sede da campanha de Moscone. Em suas memórias, Tim Stoen escreve: “Moscone não ofereceu a [Jones] nenhum acordo”, mas isso é falso.  Moscone já sabia que Jones esperaria não apenas acesso, mas influência real na forma de um lugar para ele em algum conselho importante da cidade, além de compromissos adicionais para seus seguidores, em troca de ajuda na campanha.  

Um porta-voz da campanha de Moscone disse mais tarde ao San Francisco Examiner que Jones e o Templo “forneceram para Moscone cerca de 150 trabalhadores do dia das eleições”.   

Jim Jones Jr. lembra que alguns membros da frota de ônibus de Temple fizeram ainda mais:  em uma reunião com Moscone e meu pai, onde eles trabalharam para encontrar pessoas em Los Angeles que pudessem votar em San Francisco.  Então eles enviaram nossos ônibus para lá e os levaram para o norte para votar naquele dia das eleições.  Havia muitos deles, e foi uma coisa planejada.  Se meu pai se comprometia com algo, ele seguia adiante.”   

Eles distribuíram eficientemente cartões com os nomes Moscone do prefeito, Joseph Freitas do procurador do distrito e Richard Hongisto do xerife. Por todas as indicações, eles fizeram um bom trabalho: Moscone venceu, embora com apenas quatro mil votos.  Freitas e Hongisto venceram com mais facilidade.

Na euforia pós-eleição pela vitória, várias organizações reivindicaram crédito, incluindo o Templo.  Jones garantiu que Moscone se sentisse em débito não apenas pela assistência voluntária, mas também pelos votos: gabava-se de que o templo tivesse oito mil membros de São Francisco, dentre os vinte mil em todo o estado.  Os democratas do Reino Unido já haviam transmitido a observação de que o povo de Jones votou como um bloco. Portanto, deixou logicamente a impressão de que a margem de Moscone poderia ter sido fornecida pelo Templo.

Nem Jones nem nenhum de seus seguidores receberam compromissos imediatos, além de Michael Prokes ter sido nomeado para um comitê de 48 membros para triagem de candidatos a empregos na administração de Moscone.    

A falta de escolhas no templo logo se tornou uma fonte de atritos nos bastidores entre o templo e a prefeitura.  Mas Moscone deixou claro que Jim Jones, do Templo dos Povos, era agora um homem de considerável influência e confidente. Quando Moscone compareceu às reuniões públicas do templo, agora era tratado como uma ocasião de Estado, e Freitas e o xerife liberal Richard Hongisto também foram aos cultos, de pé e cantando junto com o resto da congregação.  

Outros líderes locais também começaram a participar dos cultos. Harvey Milk foi o mais proeminente entre eles.  Milk havia perdido uma tentativa anterior de um lugar no conselho de supervisores, mas uma prioridade do governo Moscone era instituir eleições distritais em vez de gerais, para que a composição do conselho refletisse de forma mais equitativa todos os distritos eleitorais da cidade. Aparentemente, esse seria o caso na próxima eleição e Milk estava se posicionando para outra corrida. Jones estava suficientemente entusiasmado com as chances de Milk de designar Tim Carter e alguns outros como contatos especiais no templo, para que qualquer pedido dele – a impressão de folhetos de campanha, voluntários de porta em porta – pudesse ser atendido.  

Harvey Milk

A influência de Jones se estendeu à capital do estado em Sacramento. O vice governador Mervyn Dymally, um nativo de Trinidad e um dos primeiros homens negros a ser eleito para o escritório estadual da Califórnia desde a Reconstrução, ficou tão impressionado com Jones e com o templo que ele até acompanhou Jones em uma viagem à Guiana, onde Dymally enfatizou a líderes nacionais que Jim Jones era um homem muito importante.    

O governador Jerry Brown também reconheceu Jones. Certa vez, quando Brown deixou de falar em um culto no Templo devido a uma confusão na programação, ele ligou enquanto o culto estava em andamento para pedir desculpas.  Jones pegou o telefonema no palco, gravando-o para que as desculpas de Brown pudessem ser imediatamente reproduzidas para a congregação, que ouviu o governador da Califórnia pedindo perdão.

Jim Jones junto de Jerry Brown

Era sempre emocionante para os membros do Templo de São Francisco ver o vice governador Dymally, o congressista Willie Brown, o prefeito Moscone, funcionários eleitos que estavam em posição de promover os tipos de mudança política e social que Jones e seus seguidores buscavam. 

Ainda melhor para os membros com simpatia radical foram as visitas e sermões de Angela Davis, ligados ao Partido Comunista e Panteras Negras, Dennis Banks do Movimento Indígena Americano e Laura Allende, cujo irmão marxista, presidente chileno Salvador Allende, foi deposto  e morto em um golpe militar que, segundo boatos, foi financiados pelos Estados Unidos.   

Criou-se uma sensação de que os membros do Templo estavam lado a lado com os ativistas mais importantes.  Jones encorajou essa crença.  Os membros do templo não estavam apenas lendo nos jornais sobre essas pessoas inspiradoras que admiravam tanto, ou assistindo-os na televisão – agora, eles realmente os conheciam.  Jones prometeu que o templo faria história.  Aspectos perturbadores de seu ministério de lado – os protestos, os espancamentos, os histriônicos – o que Jones havia prometido estava realmente acontecendo.  Os membros do Templo dos Povos estavam ajudando a criar um mundo novo e melhor.  Para os seguidores de Jones que precisavam, aqui estava a confirmação.

Fontes:
  • The Road to Jonestown, Jeff Guinn
  • Raven, Tim Reiterman

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